Lipedema

Lipidema é um acúmulo tecido adiposo (gordura) mais precisamente nas pernas, quadris e flancos, podendo acometer também os braços. A doença se manifesta geralmente no final da puberdade e durante a gravidez. Acomete mais mulheres. E por esse motivo os estudiosos acreditam que uma das causas pode ser hormonal.

Lipedema não é Linfedema!!!
Lipedema não é obesidade!!!!
O lipedema tem tratamento!!!! 🤝

Pré-operatório

No pré operatório fazemos a drenagem linfática, em seguida o enfaixamento compressivo. Uma vez que este potencializa o efeito da drenagem reduzindo o edema, auxiliando na identificação do que é edema e o que é tecido adiposo.

Intra-operatório

No intra operatório , depois que a cirurgia termina, ainda dentro do centro cirúrgico, fazemos a drenagem linfática e o enfaixamento compressivo, com a finalidade de manter a compressão, evitando o aparecimento de fibroses e seromas. Além de proteger a pele, evitando feridas.

Pós-operatório

A atuação da fisioterapia é de suma importância no pós operatório de Lipedema. Tem o objetivo de:

• devolver a flexibilidade e a mobilidade da paciente;
  • prevenir e tratar complicações que podem ocorrer durante o processo de reparo tecidual (fibroses, seromas, equimoses, hematomas);
  • aliviar dores e edemas;
  • controlar processo inflamatório;
  • conter a produção excessiva do tecido cicatricial;
  • promover o resultado estético desejado;
  • acelerar o processo de cicatrização;
  • promover a rápida recuperação da paciente.

No pós operatório é realizada drenagem linfática e o enfaixamento compressivo por um período de 7 a 10 dias seguidos.Depois usa-se a bota pneumática para alívio de dores e desconforto no pós cirúrgico. Realizamos também a terapia manual. Ela tem a função de reorganizar as estruturas do tecido, prevenindo fibroses, devolvendo o metabolismo, a funcionalidade e a flexibilidade.

Quando o sangramento é sanado, retiramos o enfaixamento, indicamos uma meia compressiva. Também realizamos cinesioterapia para o retorno das atividades de vida diária. Ela atua no pré operatório: (antes da cirurgia), no intra operatório (no centro cirúrgico) e no pós operatório.  O taping pode ser indicado mediante a avaliação da fisioterapeuta. Se houver necessidade, só pode ser aplicado depois de 7 ou 10 dias do pós operatório, assim que a fístula que é feita pra extravasamento do líquido, esteja completamente fechada.